Nós passamos décadas sendo representadas por personagens erotizadas, estereotipadas e com finais trágicos. Vai escrever um romance sáfico?
Todos os elementos citados aqui são comuns na nossa realidade, podem ser utilizados, porém, exigem cuidados ao serem retratados. Já li alguns livros que trouxeram cada um desses tópicos, alguns são ótimos, outros nem tanto.
Morte
Primeiro que a morte de qualquer protagonista é frustrante, mas para nós, mulheres que amam mulheres, lidar com um final trágico é pelo menos cem vezes pior, depois de tantas obras com esse desfecho.
Apesar disso, não tem nada de errado em produzir uma obra triste e frustrante. John Green disse que a dor precisa ser sentida. Concordo com ele.
A vida quase nunca é justa e histórias tristes também merecem ser contadas.
Recentemente, vi o filme The World to Come, e gostei. É depressivo, melancólico, trágico, não deixa absolutamente nada de positivo e eu não assistiria novamente. No entanto, é um filme bem construído, sensível, tem um ótimo desenvolvimento do relacionamento e as atrizes estão muito bem.
Se você for terminar seu trabalho matando uma protagonista, reflita sobre seus objetivos, cuide de outros aspectos do seu trabalho e saiba que matar por matar só vai gerar frustração nos seus leitores.
Homofobia (principalmente familiar)
Boa parte das pessoas LGBTQ+ sofrem homofobia em casa, se quiser escrever uma história que cite discriminação, não esqueça de avisar sobre esse gatilho e tomar alguns cuidados.
Decidi que meu livro vai tratar desses temas, como saber se estou fazendo da melhor forma possível?
Primeiro se pergunte se é mesmo necessário para sua história. Falar sobre homofobia, por exemplo, só para chocar, nunca será bom negócio.
Caso esse traço seja importante para o desenrolar da história, tenha certeza de que você está apto a falar sobre. E lugar de fala nem sempre te torna a pessoa ideal para isso.
Mesmo quem passa por discriminação, precisa de um pouco de pesquisa para entender melhor. Vale pesquisar, ler outras obras com o mesmo tema e conversar.
Se tiver orçamento disponível, contrate uma leitura sensível.
Relacionamento abusivo entre as protagonistas
Muito cuidado para não errar a mão no enemies do lovers e acabar reproduzindo uma versão sáfica desses romances heterossexuais genéricos.
Um romance entre chefe e funcionária, onde existe sobrecarga de trabalho e humilhação é simplesmente assédio moral. Também não precisamos disso.
Já encontrei alguns contos e livros em que uma das protagonistas vivia diminuindo gratuitamente a outra e para piorar, a personagem não evoluía.
Implicâncias e briguinhas são ótimas e muito boas para causar aquela tensão sexual que amamos, mas cuidado para não errar a mão, escrever uma personagem desprezível e acabar romantizando essas atitudes.
---------------------
The World to Come está disponível no Amazon Prime Video, teste por 30 dias grátis:
0 Comentários